segunda-feira, 15 de julho de 2013

Mudanças na vida de uma criança

          Se para os adultos mudar-se de cidade gera inseguranças, para uma criança, o impacto pode ser ainda maior. Nova casa, nova rotina, novos amigos, nova escola. Tantas novidades podem deixar os pequenos confusos, por isso é importante que as transições sejam feitas com cuidado.
          Tive a curiosidade de pesquisar sobre esse assunto porque minha sobrinha está passando por isso esses dias, mesmo para quem não está vivenciando tal situação, não deixem de ler, é interessante e algum dia poderá ser útil. E para ajudar os pais a cumprir esta tarefa da melhor forma possível vou dá algumas dicas para uma mudança mais tranquila.


            A primeira coisa a se fazer é conversar com a criança sobre a mudança, contando como é a nova cidade e esclarecendo todas as novidades que acompanham a novidade. Os pais devem contar para os filhos os motivos da mudança. Além disso, é importante que os pequenos possam se abrir, demonstrar seus sentimentos em relação às transformações que estão ocorrendo. As crianças vivenciam as situações com mais intensidade por não serem tão racionais quanto os adultos, e é fundamental que se sintam à vontade para expressar a sua angústia.
                                                 Despertando a curiosidade                 

          Uma mudança pode ser divertida. Não é apenas o momento de dizer adeus, mas também de dizer olá. Mostrar para a criança todas as novidades interessantes que a esperam no novo endereço pode transformar as incertezas em empolgação. Podemos usar a tecnologia a nosso favor: hoje em dia, com a internet, pode-se mostrar a cidade, explorar com a criança este novo espaço, sem sair de casa. Se for viável, uma visita à nova cidade antes da mudança pode ajudar o pequeno a se familiarizar com o ambiente. Mostrar as diferenças entre os lugares pode atrair a atenção da criança, é importante que ela tenha mais curiosidade do que medo. Porém não devemos deixar de ser sinceros, para não frustrar expectativas.
Despedida

          É importante lembrar que os adultos também vão estar se despedindo e suas angústias podem ser percebidas e sentidas pela criança. Por isso, uma festa de despedida que reúna amigos e família pode ser uma boa alternativa para amenizar a tristeza no momento. Apesar do adeus não ser um momento agradável, é um ritual necessário. O sofrimento pela separação é natural, e não se despedir adequadamente pode tornar este sofrimento mais profundo. Além disso, se despedir pessoalmente de alguém é uma forma de reafirmar a presença desta pessoa na vida da criança.
Ajudando na mudança
          Isso podes ser uma boa maneira de fazer com que o pequeno se sinta incluído no processo. Encaixotar os brinquedos, por exemplo, ajuda a criança a entender que seus objetos preferidos serão levados para a nova casa, mostra que nem todos os vínculos com a vida atual serão rompidos.
Vínculos

          Por mais tranquila que seja a mudança, o sentimento de perda é inevitável, mas a situação pode ser amenizada. Mostrar ao pequeno que a despedida não é algo definitivo pode fazer com que se sinta mais tranquilo para seguir em frente. Quanto mais velha for a criança, mais vínculos ela terá com o lugar, o que torna a mudança mais importante para ela. É recomendado que os pais conversem com os filhos sobre maneiras que podem ser usadas para manter os laços com os amigos, mesmo morando em outra cidade. Além disso, valorizar os novos vínculos que serão criados também pode deixar o filho mais animado e aberto às novidades.
Beijos!

Um comentário:

  1. Graças a Deus Camila Lavínia está se adaptando muito bem. Pensei que iria ser mais difícil, mas está dando tudo certo graças a Deus. Ótima matéria, adorei! Bebel

    ResponderExcluir