segunda-feira, 22 de julho de 2013

As 10 regras de etiqueta em uma festa infantil

          É quase que inevitável quem tem filhos não ser convidada para as festinhas de aniversários, sejam elas na própria casa do aniversariante ou em buffet, confesso que as amo, me divirto tanto quanto as crianças. Porém, precisamos ficar bem atentas a alguns detalhes para que tudo ocorra bem. Por isso, pesquisei algumas informações  e regras de etiquetas para esse tipo de festa. São dicas de atitudes e comportamentos diante dos convidados e também dos anfitriões. 



Regras de etiqueta em uma festa infantil

1. Festa com mais de 1 aniversariante: presentes para todos!
Muitas mães fazem apenas uma festa de aniversário para todos os seus filhos. Se você for convidada e conhece apenas uma das crianças, saiba que é legal levar presente para todos os aniversariantes!

2. Uma babá é suficiente!
Em algumas festas vemos mais babás do que crianças, não é mesmo? O correto é levar apenas uma babá por família, para não extrapolar o número de convidados da festa.

3. Cuidado para não atacar os docinhos!
Os doces são feitos principalmente para as crianças. Mas, muitas vezes, vemos os acompanhantes enchendo copinhos e pratinhos para levar os doces para casa, e isso não é legal! Normalmente a conta feita para a encomenda de doces nas festas é em torno de 5 a 6 unidades por pessoa, portanto, oriente quem estiver com seus filhos a não cometer essa gafe!

4. Seja pontual!
Festas de crianças têm hora para começar e para acabar. A maioria dos buffets e fornecedores é contratado por um período médio de 5 horas. É fundamental que os convidados respeitem os horários!

5. Crianças na frente!
Muitas festinhas contam com atrações para os pequenos, tais como teatrinhos, showzinhos, musicais etc. Adultos acompanhantes devem deixar os lugares na frente do palco para as crianças! Vemos muitos adultos praticamente “tapando” a visão dos menores por se sentarem lá na frente.

6. Cuide do seu filho!
Alguns pais largam os filhos nas mãos dos monitores e somem, ficam papeando, circulando pela festa etc. É importante dar uma espiadinha de vez em quando para ver o que os filhos andam aprontando, afinal quando tem muita criança junto pode sair alguma confusão e é importante que os responsáveis estejam por perto!

7. Quem vai ser convidado?
No momento de fazer o convite é legal chamar TODOS os irmãos da criança convidada, para não haver problemas em casa, a não ser que a festa seja para um grupo pequeno e seleto (ou no caso de “festa só para meninas/os”, por exemplo). É claro que os pais também devem ser convidados, mas no convite pode aparecer apenas os nomes das crianças!

8. As lembrancinhas!
- Para os convidados: devem pegar apenas uma lembrancinha por criança, mesmo se estas forem de cores diferentes!
- Para quem está organizando a festa: está super na moda as lembrancinhas nominais, ou seja, exclusivas para cada convidado. Neste caso é fundamental que a mãe do aniversariante tenha a certeza de que não se esqueceu de ninguém!

9.Bebidas alcoólicas!
Esse é um aviso para os papais: festa infantil não é lugar para abusar do álcool! Os adultos devem se comportar de acordo com a situação: claro que pode beber, mas com bom senso e moderação!

10.Não pode ir à festa?
E, por último, se seu filho for convidado para uma festinha mas não puder ir, a etiqueta diz que você deve enviar um presentinho depois! E se possível avisar com antecedência, pois o anfitrião estará contando com sua presença.


Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário