domingo, 24 de novembro de 2013

Mãe de dois: Como não surtar na hora do passeio!




Ter mais filhos do que mãos deve ser realmente muito difícil!

Eu, com a mesma quantidade de mãos e filhos, já preciso fazer alguns malabarismos para conseguir fazer tudo o que preciso sem deixar de atender nenhum dos dois.


Nunca me limitei a fazer as coisas por causa dos meus filhos, desde o nascimento do meu segundo filho nunca me ocorreu que eu teria que dar uma pausa ou diminuir o ritmo dos meus afazeres porque agora estaria saindo com dois e não apenas com um.

Certo dia fomos convidados para um aniversário do filho de uma colega de trabalho, o papai não pôde ir, mas combinei com outra amiga que não tem filho, morava perto e também foi convidada, até aí tudo bem, porém, já estávamos todos a caminho do carro quando ela me telefonou dizendo que tinha acontecido um imprevisto e não poderia ir!!!  E agora??? Não pensei duas vezes!
Chegando lá, roubei alguns olhares, era até cômica a cena, estava eu empurrando um carrinho e puxando a mais velha pelo braço (só lembrando que o carrinho é um bom aliado nessas horas), e vai que surge uma mãe e pergunta: "Você anda sozinha com os dois?"
Eu olhei com uma cara de Oiiiii??? É o que???

Claro que ando com os dois, onde eu os deixaria? Ou ainda, por que eu os deixaria?

Ela me perguntou se eu não tinha medo, de um deles se perder, de alguém tentar roubá-los de mim, ou mesmo de eles chorarem sem parar e eu não conseguir fazer nada, até aquele momento estes "obstáculos" não tinham me passado pela cabeça mas, a verdade é que deixá-los com alguém realmente nunca foi uma opção, primeiro porque eu nunca quis e segundo porque não confio.

Enfim, desde sempre eles andam comigo pra todo lado: mercado, banco, padaria, shopping e etc...

Mas, eu devo confessar que não é assim molezinha, não! Tem dias que eles não estão a fim, tem dias que a birra ataca, tem dias que eu não estou com muita paciência...

Estes dias estava conversando com uma amiga e ela me perguntou: Como você consegue fazer as coisas com os dois?

Nunca tinha pensado nisso, sei lá, vou fazendo, sabe?

Por isso, essa listinha, pra vocês, mães de dois (ou mais) que é louca como eu e precisa levar os filhotes junto para todos os lados, umas dicas pra facilitar esta tarefa!

1 - Bolsa: A bolsa de passeio vai depender muito da idade dos babys, no meu caso já não preciso mais levar tantas coisas mas, vale a dica básica: comida (mamadeira, frutas, bolacha, suquinho), fraldas e lencinho, um brinquedinho de distração, uma troca de roupas (nunca se sabe!) e se voce não tem problemas com isso, ter uns "amansa-criança" na bolsa como pirulitos e balinhas de gelatina, também podem te salvar de um xororo! rsrsrs #ficadica

2- Carrinho: Se onde você vai dá pra usar o carrinho, leve! O carrinho facilita muito a vida da mãe de mais de um, o menor vai no carrinho e o maior segurando no carrinho, dá pra colocar a bolsa embaixo e salvar os ombros, a técnica que funciona aqui em casa é envolver a filha mais velha nos cuidados com o irmão mais novo, ela me "ajuda" a empurrar o carrinho, me "ajuda" a cuidar dele e etc... isto a mantém próximo de mim.

3 - Planejamento: A criança se sente muito mais segura quando sabe onde vai e o que vai fazer por isso, eu sempre digo á eles aonde vamos e porque vamos, planejo meu roteiro de forma que eu não perca muito tempo no trânsito e dou preferência a lugares em que eu possa estacionar e circular com facilidade e segurança  com os dois, uma coisa super importante é estar preparada para não conseguir cumprir com o planejado, ás vezes, no meio da jornada as crianças podem dormir e você não vai poder sair do carro, ou um deles pode ter um ataque de birra incontrolável e você ter que ir embora por isso, comece pelos compromissos mais importantes primeiro.

4 - Alimente as crianças primeiro: crianças com fome choram e fazem birra, certifique-se de alimentá-los antes de sair de casa ou parar para comer no meio do seu percurso.

5 - No mercado: fazer mercado com as crianças não é tarefa das mais fáceis, a técnica aqui em casa é o seguinte, sempre faço uma lista e me atenho a ela, no estacionamento do mercado já coloco os dois dentro do carrinho, eles são meus "ajudantes", organizam as coisas dentro do carrinho, quando pedem pra sair eu deixo com a condição de não correr e estar próximo da mãe, quem correr volta pro carrinho, mesmo que inicie um berreiro, eu mantenho no carrinho e faço cara de paisagem pra mim mesma e pra quem mais estiver olhando feio.

6 - No shopping: não vá ao shopping com a intenção de fazer compras pra você se estiver com os dois, você não vai conseguir olhar as coisas com calma, não vai conseguir entrar no provador com eles e vai passar nervoso, a ida ao shopping deve ser puramente a passeio (tomar um sorvete, dar uma volta) ou quando une necessidades, exemplo: eu uso muito o shopping quando preciso ir ao banco, farmácia e mercado, está tudo no mesmo lugar, posso parar para almoçar com eles entre os compromissos e se precisar trocar fraldas tenho a certeza de encontrar um lugar adequado.

7 - No banco: eu evito muito ir ao banco, faço tudo o que posso pela internet mas, tem vezes que não tem jeito, tem que ir ao banco! A brincadeira aqui é manter-se na linha, as crianças não entendem que precisam ficar na fila para ser atendida então, digo a elas que a brincadeira é se manter naquela linha no chão, no guiche ficam do meu lado, sempre dentro do meu campo de visão, porque né...

8 - Comer fora: Quando eu vou almoçar sozinha com os dois no shopping por exemplo, dou sempre preferência para restaurantes que eu não precise pegar uma senha, sentar e depois levantar, restaurantes em que eu pego a comida e já posso ir me sentar são melhores porque as crianças ficam muito impacientes de esperar. Se você estiver com o carrinho, vale a pena pedir uma ajudinha para alguém do restaurante pra levar a bandeja pra voce, dependendo do carrinho, dá pra equilibrar a bandeja em cima e o outro filho vai segurando no carrinho, tente fazer todos os pedidos caberem em uma única bandeja! Nunca deixo eles na mesa e vou buscar o pedido, morro de medo!

9 - Tenha paciência: ter paciência é a chave do sucesso! Você precisa ter em mente que eles são crianças, que não são eles que estão atrasados, com pressa, com fome, isto tudo é problema só seu!

10 - Envolva as crianças: dizer que eles são seus ajudantes, elogiar a ajuda, escutar o que eles falam, cantar junto no carro, fazer uma pausa pro sorvete... tudo isto são coisas que podem tornar a saída mais fácil.

11 - Não caia no jogo da chantagem: Não faça promessas do tipo: se você se comportar eu te compro tal coisa, se você não chorar nós vamos ao parque e etc... Este tipo de chantagem pode acabar te aprisionando pois, o seu filho saberá exatamente o que fazer para conseguir o que quer além disso, é garantia de espetáculos de birra quando você negar!


Agora com os dois maiores as saídas tem se tornado mais fáceis, nos comunicamos melhor e eles já aprenderam que em certos locais precisam dar as mãos, que tem que obedecer e etc...

Meu filhos nunca foram empecilhos para eu fazer nada na minha vida, a chegada deles alterou as prioridades da minha vida e com isso, os passeios, viagens e compromissos também se adequaram ao fato de que agora sou mãe de dois, e a vida segue!

Beijos...

Fonte: Bagagem de Mãe

Nenhum comentário:

Postar um comentário