sábado, 16 de novembro de 2013

10 dicas para desfraldar seu filho!

Hoje vou dar 10 dicas que facilitarão o momento de retirada da fralda dos pequenos!


Como vocês sabem, tenho um casal de filhos, a menina hoje com quatro anos, foi um exemplo a se seguir quando resolveu deixar a fralda, antes de completar os dois aninhos ela já havia abandonado a fralda por completo, até mesmo para dormir. 
Mas, como já ouvia muita mãe dizer que um filho é diferente do outro, agora posso vivenciar tal experiência, estou há alguns meses tentando desfraldar meu pequeno de um ano e oito meses, realmente a coisa está mais complicada, não sei explicar se é porque tenho que dividir a atenção com os dois e acabo por muitas vezes esquecendo de levá-lo ao banheiro ou porque ainda não chegou a hora dele.


Pesquisei algumas dicas que estão me ajudando nesse momento de transição e que podem ajudar também as mamães que estão nessa fase!

1) Providencie o equipamento certo!
A maioria dos especialistas recomenda o bom e velho penico, que dá mais segurança à criança. O adaptador para o vaso sanitário é ótimo porque evita a operação de lavar o penico (principalmente quando se trata de cocô), mas pode assustar seu filho no começo. Você pode guardar essa opção para quando ele já estiver bem treinado. Os meus nunca gostaram do troninho, acham que é um brinquedo, portanto invisto nos adaptadores, é importante que sejam confortáveis e proporcionem segurança.

Compre calcinhas ou cuecas bem legais, com personagens que eles adorem e mostre, uma a uma, dizendo que agora usarão essas peças porque (no meu caso) ele já é um menino grande e agora pode usar cueca igualzinho ao papai!


2) Deixe-os aprender pela imitação!
Deixe que seus filhos vejam você e seu marido fazerem xixi. Principalmente no caso dos meninos, eles notarão que há diferenças no jeito de urinar. A princípio, eles deverão fazer xixi sentados, apenas após estarem bem treinados, deverão aprender a urinar em pé!


3) Ajude seus filhos a se acostumarem com o penico!

Mostre a eles que o penico é deles. Deixe-os sentarem lá de roupa e tudo, se quiserem. Depois, com calma, sugira que eles experimentem sentar sem as roupas. Não force, só incentive com bom humor.

Caso seu filho se recuse a se sentar no penico, brinque com um boneco ou um bichinho de pelúcia, colocando-o lá e finja que ele está fazendo xixi. Dá até para improvisar um peniquinho especial para o “amigo”, se julgar que isso vai ajudar.


4) Crie uma estratégia para o desfraldamento
Decida se fará a retirada da fralda gradualmente ou de uma só vez. Eu, particularmente, prefiro fazê-la de forma gradual, porque tenho pavor de casa com cheiro de xixi e já tenho na bagagem a experiência que eles levam um certo tempo para aprender a controlar seus esfincteres, portanto  prefiro não me arriscar.

Especialistas dizem que tirar a fralda de uma vez pode agilizar o processo, mas você tem que se preparar para um grande número de acidentes. A situação ideal para fazer isso é no calor, de preferência quando você for passar bastante tempo em casa, sem grandes compromissos. Existe a chance, se ele estiver realmente pronto, de em menos de uma semana o desfraldamento estar completo.


5) Retire primeiro a fralda diurna

Muitas mães gostam de tirar as fraldas diurna e noturna de uma vez só, o que às vezes dá certo. Porém, o indicado é que a fralda diurna seja retirada primeiro, pois durante o dia os pais sempre acompanham as crianças e podem conversar com elas e receber o pedido para ir ao banheiro. E quando você perceber que a fralda fica seca durante a noite é a hora de começar o noturno, como eu gosto de prevenir os acidentes, sempre levo meu baby uma ou duas vezes na noite para fazer xixi, já que eles nunca dormiram uma completa, aproveito a hora que eles acordam e levo mesmo, é cansativo, mas é para o bem deles. Realmente, o processo fica um pouco mais longo, porém, não tão dolorido para as crianças!


6) Converse!
As crianças precisam e gostam de explicações. A preparação para a retirada da fralda começa oralmente. Fale que, um dia, eles utilizarão o vaso sanitário como você! Mostre a descarga, o papel higiênico e explique que será muito legal quando eles fizerem como o papai e a mamãe! Isso os motivarão e fará com que eles se esforcem para conseguir tal objetivo.


7) Facilite as coisas!
Este, realmente não é o momento de usar roupas difíceis de tirar! Porque, às vezes, temos que sair correndo para o banheiro, pois no começo eles avisam que querem fazer xixi quando já começaram a fazer! O ideal é colocar roupas de elástico, fácil de pôr e tirar! Outra dica é deixar sempre a porta do banheiro e tampa do peniquinho abertas!


8) Leve-os ao banheiro com frequência!
Essa dica eu pratico direto. Pois bem, o que eu fazia com Julinha era levá-la ao banheiro de 30 em 30 minutos, mesmo sem ela pedir! Às vezes não saía nada e, em outras, ela fazia o xixi. Depois de aproximadamente uma semana, fui aumentando esse período até perceber que ela pedia quando estava com vontade! Acreditem...funcionou mesmo!

E agora estou repetindo com Lorenzo! Só não está sendo do mesmo jeito que foi com a primeira filha, antes tinha mais tempo e seguia o cronograma direitinho, agora confesso que esqueço algumas vezes. Não esperem que eles peçam para ir ao banheiro no começo do desfralde, isso não irá acontecer, tenham muita calma!


9) Comemore!
É muito importante você demonstrar sua felicidade ao ver seu filho fazendo as necessidades fisiológicas no peniquinho ou na privada! Isso o motivará a repetir o processo, já que ele conseguiu cumprir o objetivo e deixou os pais tão felizes! Seja lúdica: no começo, dê tchau para o xixi junto com ele, antes de dar a descarga.Comemore, dê os parabéns, cante e invente uma música, grite (Uhu conseguiiiii), afinal faça a festa. Isso tornará mais leve o processo e fará com que ele queira sempre esta brincadeira!


10) Paciência, paciência e mais paciência!
Os xixis escaparão, os cocôs escaparão… Tenha isso em mente! Não espere que, de um dia para o outro, seu filho saia falando que quer ir ao banheiro, quando ele está acostumado, desde que nasceu, a fazer todas as necessidades fisiológicas na fralda. Tenha paciência e persistência! Não desista e volte atrás a cada escapada!

Todo o esforço pode ir rapidinho por água abaixo, e o processo atrasar meses e meses, se você perder a paciência e fizer a criança se sentir mal porque o xixi ou o cocô escaparam. Mesmo as crianças mais treinadas têm acidentes de vez em quando. Quando isto acontecer, peça que da próxima vez ele avise quando estiver com vontade de ir ao banheiro. Segure a bronca! E, principalmente, incentive-o a fazer o certo, eles precisam de ajuda e apoio dos pais para aprenderem e vencerem mais uma etapa da sua vida!

Fonte:Just real moms

Nenhum comentário:

Postar um comentário