quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Quarto sem berço

          Oiii mamães, trouxe pra vocês hoje uma “curiosidade” que eu encontrei visitando alguns blogs e sites de gestantes e crianças. Na verdade, o meu segundo filho, o Lorenzo não teve berço (nunca mesmo), o máximo que ele conhece de berço é o de tela, não foi bem a proposta a seguir que eu quis adotar, nem sabia que existia, até tínhamos o berço, mandei fazer enxoval e tudo mais. Mas, não montamos, por diversos outros motivos. Hoje meu pequeno com apenas 1 ano e 4 meses já dorme na cama e posso afirma, por experiência própria, que ele é muito mais curioso, expressa mais sua liberdade, desenvolve atividades com mais segurança e equilíbrio.

          A proposta Montessoriana, que traz dentro de si o quarto para bebês sem berço! Maria Montessori foi uma médica italiana que mudou o foco de educação de crianças, baseado na liberdade vigiada. Aliás ela foi a pioneira a acreditar que a educação precisa ser centrada na criança, que ela mesma aprende melhor “fazendo”, e precisa de um ambiente propício para isso. O método Montessori consiste em harmonizar a interação de forças corporais e espirituais, corpo, inteligência e vontade, isso é; a criança precisa de liberdade para fazer suas escolhas em seu espaço!

          Aí vem a questão do berço, que neste caso é equiparado à uma jaula, onde o campo de visão do bebê fica limitado ao teto e ao protetores de berço, que na sua grande maioria são em cores claras, e que ainda o bebê fica sempre na “defensiva”, esperando que alguém o tire de lá! Claro que isso aqui são apenas 2 parágrafos, mas pra quem se interessou no assunto assim como eu, é só pesquisar no Google que tem várias matérias legais sobre isso!

          Para as primeiras 6 semanas é aconselhado usar um moisés, para simular o ambiente dentro do ventre. Depois disso o quarto Montessoriano tem a cama no chão (pode ser só um colchão mesmo), mobília infantil, cores fortes para estimular, chão com tatame para não machucar e para o bebê ter uma importante e agradável experiência sensorial, móbile acima da cama, espelho horizontal próximo a cama para o bebê se descobrir, engate na porta para mantê-la sempre aberta e figuras e objetos pendurados nas paredes que fiquem na altura dos olhos do bebê.

Aqui tem algumas imagens que ilustram um pouco isso:






Interessante, né? Eu gostei muito da idéia sem berço, e além de tudo, prático!!!
Beijos!!!

Fonte: www.vittamina.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário