terça-feira, 13 de agosto de 2013

Importância do pai na criação do filho


          Oi mamães, primeiro quero pedi desculpas pela ausência, a mamãe aqui estava muito ocupada, resolvendo várias pendências, não tive tempo nem de homenagear os papais. Mas, antes tarde do que nunca, então vamos curtir essa ótima reportagem a respeito da importância do pai na criação dos filhos.

 
          Os pais de hoje em dia estão cada vez mais presentes na criação de seus bebês, ajudando, participando e aumentando ainda mais o vínculo com o bebê. Existem homens que demoram mais para ter esse vínculo com o seu filho, devido a circunstância do bebê ser um novo membro na família pode ser que o pai se sinta deslocado e não saiba como agir diante da nova rotina.

          Mas isso não quer dizer que o pai não ame o seu filho, é apenas um momento de adaptação assim como é para a mamãe, mas a mesma já está criando um vínculo com seu bebê desde quando estava grávida, e a mãe cuida do bebê 24 horas, então fica mais fácil esse vínculo ser ainda maior, diante de qualquer problema que o pai possa sentir o importante é ele ter boa vontade para reverter esta situação e se aproximar mais do seu bebê, a mamãe pode ajudar também conversando e fazendo o pai participar mais da rotina do bebê.

          Mesmo os homens estando cada vez mais presentes na criação de seus bebês, infelizmente existem homens que não participam, não cuidam e infelizmente não estão nem ai, e pensam que o simples fato de ajudar financeiramente em casa já é o bastante.

          E sempre existe aquela desculpa de que o trabalho é muito cansativo e quando chega em casa precisa descansar. Com isso a mãe fica sobrecarregada porque além de cuidar do bebê que não é uma tarefa fácil, ainda mais se for recém nascido, acorda diversas vezes a noite querendo mamar, a mãe ainda tem que cuidar da casa e seus afazeres.

          Não estou aqui para julgar o trabalho de homem algum, mas é preciso o mesmo ter a consciência de que ter um bebê é ótimo é muito gostoso mas requer a entrega do pai e da mãe. A figura paterna na criação do bebê é muito importante e muitos homens não sabe o real significado desta palavra e deixam tudo para o lado da mãe.

A importância do pai na criação do bebê

          Tradicionalmente, a figura do pai foi associada como chefe de família que ele tinha somente a obrigação de sustentar a família, proporcionando segurança e disciplina, muitos homens quando se torna pai acha que somente a mãe pode cuidar do bebê e não faz questão de participar de nada somente ficar observando, e infelizmente a culpa as vezes nem é do pai e sim da criação que ele teve, a mãe pode ter educado ele dessa forma e ele ache que essa atitude é correta, mas sabemos que não é.

          Muitas mães passam por esse problema e não sabem como podem resolver e fazer com que o seu marido entenda e participe da criação do seu bebê. É importante o homem entender que ele tem um papel fundamental na criação do seu bebê futuramente, inclusive na formação do caráter da criança, um pai presente e participativo faz o filho ter a imagem de um pai herói que ajuda a sua companheira e que são um casal unido, e o principal a criança com certeza vai aprender a ajudar e participar desde cedo.

          Um pai que não participa, provavelmente a criança só irá aprender os bons exemplos da mãe e com certeza vai ser mais apegado com ela, e o filho quando crescer vai agir como o pai vai achar que somente a mãe pode cuidar do filho e não será participativo, e isso com certeza não é uma família unida.

Como um pai pode se aproximar e cuidar mais do bebê?

          Como eu já mencionei no começo do artigo, muitos pais se sentem deslocados e não sabe como agir na criação do seu bebê. É importante você mamãe ajudar e orientar seu marido a participar mais na hora de vocês cuidarem do seu bebê, o vínculo pode começar antes do nascimento do bebê, na gestação da mamãe afinal essa é a melhor fase para o casal aproveitar e se unir ainda mais, separei algumas dicas que pode ajudar o papai a participar na criação do bebê.

Participação na gravidez: É importante o futuro papai estar presente desde o momento que a sua esposa descobre a gravidez, mesmo com o trabalho, é importante o pai participar das consultas da esposa ao obstetra, aos exames de ultrassom. Não é preciso ir em todas as consultas mas com certeza esse é o primeiro passo para o pai estar mais presente e o casal ficar mais unido e envolvidos na futura chegada do bebê.

Hora do bebê Amamentar: Se a mãe alimenta seu bebê com leite artificial ou tira o leite materno pela bombinha, o pai pode oferecer a mamadeira para o seu bebê também, vocês podem dividir os horários, ou se o seu marido trabalha e só chega a noite ele pode oferecer a mamadeira depois do trabalho, o importante é participar.

Trocar as Fraldas: Com certeza muitos papais tem pavor de trocar a fralda do seu filho, principalmente quando o bebê faz aquela meleca, o pai não precisa trocar a fralda quando o bebê fizer cocô, pode ser quando ele faz somente xixi, o importante é o pai participar e estar sempre presente e pode ser muito divertido enquanto troca a fralda brincar com o seu bebê.

Banho no Bebê: Muitos pais tem medo de dar banho no bebê com medo de machucá-lo e isso é normal, caso aconteça podemos sugerir que o papai fique ao lado na hora do banho do filho e ajude dando o xampu e a toalha após o banho.

Afeto com o bebê: O pai pode pegar mais o bebê no colo, acariciá-lo, abraçá-lo e brincar, geralmente o homem tem receio de pegar o bebê no colo ainda mais quando é recém nascido. Comece e pegá-lo aos poucos o afeto é muito importante para aumentar ainda mais o elo com o bebê.

          Meu marido me ajuda muito, só tenho que agradecer a Deus pelo pai tão maravilhoso que meus filhos tem! 
          Aqui em casa ensinamos as nossas crianças a importância de um ajudar ao outro, coisas simples do cotidiano, como jogar uma fralda suja no lixo se torna um momento de aprendizagem, afinal é na figura dos pais que os filhos se espelham.

          O principal de tudo isso é o pai entender que ele é muito importante para o seu filho, e que a presença dele é fundamental futuramente. Ser um bom pai não é só ajudar financeiramente é estar presente em todos as fases da criança desde quando está na barriga da mãe, é educar e cuidar o pai e a mãe tem que estar em conjunto e sintonia, pois sabemos que hoje em dia está cada vez mais difícil cuidar de um filho e dar uma boa educação e exemplo.


Créditos: Site da mamãe por Laura Diniz Camargo

Nenhum comentário:

Postar um comentário